Prevenção ao suicídio será tema de palestra realizada na Santa Cruz pelo setor de Responsabilidade Social

Postada em 4 de setembro de 2018

Falar sobre suicídio ainda é um tabu, porém, nos últimos tempos, este assunto vem ganhando cada vez mais relevância, devido a sua gravidade e importância.

Dados do Ministério da Saúde revelam que, somente no Brasil, a cada ano, 11 mil pessoas tiram a própria vida, sendo a maioria delas homens (79%). E segundo Organização Mundial da Saúde, 90% dos casos de suicídio poderiam ser evitados com ajuda psicológica.

Pensando nisso, no dia 5 de setembro as Faculdades Santa Cruz recebem um ciclo de palestras com o tema “Precisamos falar de suicídio!”. Às 9h30, haverá a participação do Sr. Quintino Dagostin, voluntário e porta-voz do Centro de Valorização da Vida (CVV), e, às 19h, a do psiquiatra Dr. Luciano Sankari.

O evento, que acontece por intermédio do setor de Responsabilidade Social da Santa Cruz, será realizado no auditório do Campus Mansur, e é aberto ao publico. Para os alunos que fizerem inscrição, será gerado certificado com 4 horas de atividades complementares. Inscreva-se aqui!

Você sabe o que é o setembro amarelo?

O setembro amarelo é uma campanha do Centro de Valorização da Vida (CVV) destinada à prevenção do suicídio e à conscientização sobre o tema. Teve início no Brasil, em 2015, e contou com o apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

O CVV é uma organização não governamental que tem como objetivo valorizar a vida e prevenir o suicídio através de apoio emocional. Através do número de telefone 188, e-mail, chat online e Skype, realizam atendimento voluntário, sigiloso e gratuito para quem precisar conversar. Esse serviço está disponível 24 horas por dia durante toda a semana.

 Núcleo de atendimento Psicopedagógico (NAP)

As Faculdades Santa Cruz disponibilizam atendimento psicopedagógico para alunos, professores e funcionários. O Núcleo de Atendimento Psicopedagógico (NAP) tem como objetivo avaliar e identificar possíveis causas de dificuldades acadêmicas, dando direcionamento e apoio aos discentes e orientando docentes e colaboradores. Para saber mais clique aqui.