Logística | Faculdades Santa Cruz

Graduação Presencial > Tecnologia

Logística

O crescimento econômico, a internacionalização do comércio, a integração da produção e o crescimento do comércio eletrônico são alguns dos fatores que estimulam o acirramento do comportamento competitivo entre as empresas. Como resposta a esses fatores, cada vez mais, busca-se produzir com base em custos decrescentes. Para isso, são requeridas operações com múltiplos parceiros e a atuação em mercados distintos. Esses fatores combinados reafirmam de forma inequívoca a importância cada vez maior que o setor de logística ocupa no dia a dia, tanto das empresas, como dos consumidores. Observando esse cenário, as Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba organizaram o curso Superior de Tecnologia em Logística, com o intuito de formar profissionais com competências e habilidades que ocupem papel ímpar no incremento da competitividade organizacional. Para tanto, os profissionais aqui formados estarão capacitados a compreender e intervir no processo da cadeia logística, tanto do ponto de vista de gestão dos recursos humanos e materiais, quanto na construção de estratégias que fortaleçam a empresa dentro de um ambiente competitivo e dinâmico.
Dessa forma, o Objetivo Geral formativo do curso de Logística é o de capacitar o acadêmico para que a partir da compreensão dos processos da cadeia logística, possa nela atuar de forma eficiente, gerando resultados que colaborem tanto com as empresas, na obtenção de seus objetivos, quanto na entrega aos consumidores de produtos e serviços em tempo, local, qualidade e condições, além de garantir o retorno do produto quando necessário.
De modo a atingir esse objetivo, nos primeiros semestres são trabalhados os conceitos de gestão, empreendedorismo e humanidades para capacitar o acadêmico não só na boa técnica de planejamento, administração e gestão da supply chain, mas garantir que esse profissional irá interagir com base em preceitos éticos e humanos. Na sequência, são apresentados os saberes que capacitam o acadêmico a compreender o ambiente de negócios, no qual a empresa que ele atua está inserida, fortalecendo seus resultados por meio da sua atuação (tanto no planejamento, quanto na gestão da cadeia logística, incluindo administração de materiais, centros de distribuição, mercado externo, movimentação e armazenagem além da logística reversa).

Mercado de trabalho

O profissional egresso do Curso de Logística das Faculdades Integradas Santa Cruz estará habilitado para atuar em empresas de qualquer segmento e tamanho, assumindo funções técnicas ou de liderança, nas áreas de estoque, armazenagem, distribuição, comércio exterior, projetos logísticos, e outras. Entre as possíveis ocupações, estão: analista de Logística, administrador de Transporte, gerente de Operações ou de Logística, gerente de Suprimentos, diretor de Logística e outras funções ligadas às atividades da cadeia de suprimentos.

A profissão e o Mercado de Trabalho

O profissional de logística das Faculdades Integradas Santa Cruz além de dominar a boa técnica de planejamento, gestão e movimentação de bens e serviços, deve atuar com vistas a garantir a segurança, a redução de tempos e processos e a manutenção da qualidade, a fim de maximizar o bem estar dos consumidores finais. Por conta disso, pode atuar – além da indústria e comércio de bens e serviços finais ou insumos-, em hospitais, agências públicas de controle de tráfego, na gestão de rotas de transporte de produtos, numerários, animais e pessoas.

Coordenação: tl@santacruz.br

Logística

MEC
Autorizado pela Portaria nº 563 - D.O.U. de 26/08/2014
Duração do curso
2 anos (aulas de segunda a sexta-feira)