Pós-Graduação EAD > Educação

Alfabetização e Letramento e a Psicopedagogia Institucional
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.
PROPOSTA

O Programa de Especialização Docente com ênfase em Alfabetização e Letramento e a Psicopedagogia Institucional oferta aos profissionais da Educação a apropriação de conteúdos específicos ao tema, elucidando   a condução didática para atuação na prática pedagógica em classes de Alfabetização e Letramento. Trabalha os   principais  fatores da dificuldade de aprendizagem e como a psicopedagogia pode ajudar nesses casos.

OBJETIVO

O curso tem como objetivo capacitar os profissionais da educação para uma atuação mais eficaz nas instituições de ensino voltada a Alfabetização com ênfase em Letramento, a partir do aperfeiçoamento de competências e habilidades como forma de desenvolvimento profissional e pessoal. Ajudar o profissional a identificar dificuldades de aprendizagem nos alunos e entender como a psicopedagogia pode atuar em busca da aquisição da aprendizagem.

MODALIDADE DE ENSINO

Voc ecirc; opta pela modalidade que melhor se adapta a sua rotina na hora da matrícula.
Online: modalidade de estudo com acesso às videoaulas e livros em PDF via internet.
Online + DVD* + Livros: modalidade de estudo com acesso às videoaulas e livros em PDF via internet + um DVD de dados com videoaulas + Livros impressos. *As disciplinas de Psicog ecirc;nese das linguagens oral e escrita: subsídios para alfabetização e letramento*; Fundamentos teóricos e metodológicos da alfabetização*; Linguagem e pensamento*; Pr aacute;tica educativa da língua portuguesa na educação infantil*; Psicologia do desenvolvimento*; Fundamentos da psicopedagogia*; Dificuldades de Aprendizagem*; Fundamentos Teóricos do Pensamento Matemático*; Profiss atilde;o Docente*; Didática do Ensino Superiornão possuem LIVROS IMPRESSOS. Apenas LIVROS DIGITAIS disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem e nos DVDs.

PÚBLICO – ALVO

Educadores das redes pública e privada, profissionais da educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.

AUTORES DO MATERIAL DIDÁTICO

O material didático foi elaborado por especialistas, mestres e doutores com grande experiência acadêmica e profissional:


Margarete Terezinha Andrade Costa
 – Mestre em educação; Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional; Graduada em Pedagogia e em Letras Português/Inglês.

Tania Mara Fantinato – Mestrado em Engenharia da Produção; Graduação em Pedagogia.

Josemary Morastoni: Doutorado em andamento em Educação; Mestrado em Educação; Graduação em Pedagogia.

Priscila Chupil – Mestrado em Educação; Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico; Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Graduação em Pedagogia.

Marcia Siécola – Mestrado em Educação; Especialização em Gestão, Inovação e Docência na Educação à Distância; Especialização em Formação Docente em EAD; Especialização em Metodologia do Ensino Superior; Graduação em Pedagogia;

Claudio Kleina – Doutorado em andamento em  Métodos Numéricos em Engenharia;  Mestrado em Educação; Graduação em Sistemas de Informação.

Karime Smaka – Mestrado em Educação; Graduação em Pedagogia.

Luiz Percival Leme de Britto: Doutorado em Lingüística; Mestrado em Lingüística; Graduação em Letras.

Ana Paula Berberian Vieira da Silva: Pós-doutorado em Lingüística; Doutorado em História; Mestrado em Distúrbios da Comunicação; Graduação em Fonoaudiologia.

Alexandre Bergamo: Pós-doutorado em Sociologia; Doutorado em Sociologia; Mestrado em Sociologia; Graduação em Ciências Sociais.

Maria Auxiliadora Cavazotti: Pós-doutorado em Educação; Doutorado em História e Filosofia da Educação; Mestrado em História e Filosofia da Educação; Graduação em Pedagogia; Graduação em Filosofia.

Marta Morais da Costa: Doutorado em Literatura Brasileira; Mestrado em Literatura Brasileira; Graduação em Letras.

Claudia Rosa Riolfi: Pós-Doutorado em Lingüística e Educação; Doutorado em Lingüística; Mestrado em Lingüística Aplicada; Graduação em Letras.

Patrícia Corsino: Doutorado em Educação; Mestrado em Educação; Especialização em Educação Infantil; Graduação em Pedagogia.

Daniela de Oliveira Guimarães: Doutorado em Educação; Mestrado em Educação; Especialização em Educação Infantil; Graduação em Psicologia.

Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula: Doutorado em Educação; Mestrado em Educação; Graduação em Pedagogia.

Fernando Wolff Mendonça: Doutorado em andamento em Educação; Mestrado em Educação; Especialização em Psicopedagogia; Graduação em Pedagogia; Graduação em Fonoaudiologia;

Mari Ângela Calderari Oliveira: Mestrado em Educação; Especialização em Psicologia Aplicada ao Social; Graduação em Psicologia.

Dayse Carla Gênero Serra: Doutorado em Psicologia Clínica; Mestrado em Educação; Especialização em Psicopedagogia Educacional; Especialização em Orientação Educacional; Graduação em Pedagogia.

Irene Carmen Piconi Prestes: Mestrado em Educação; Especialização em psicopedagogia; Especialização em antrolopologia cultural; Graduação em psicologia.

Maria de Fátima Joaquim Minetto: Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia; Mestrado em Educação; Especialização em Terapia Familiar Sistêmica; Especialização em Educação Especial; Graduação em Psicologia; Graduação em Educação Artística.

José Raimundo Facion: Pós-Doutorado em Westfälische Wilhelms-Universität Münster; Pós-Doutorado Westfälische Wilhelms-Universität Münster; Doutorado em Kinder Und Jugendpsychiatrie; Graduação em Psicologia.

Márcia Maria Stival: Doutorado em andamento em Psicologia; Curso de Didática no Ensino Superior; Especialização Educação Especial; Graduação em Musicoterapia;

Ana Márcia Fernandes Tucci de Carvalho: Doutorado em Educação Matemática; Mestrado em Matemática; Graduação em andamento em Psicologia; Graduação em Matemática.

Magna Natália Marin Pires: Doutorado em Ciências e Educação Matemática; Mestrado em Educação; Especialização em Educação Matemática; Graduação em Matemática.

Marilda Trecenti Gomes: Mestrado em Educação; Especialização em Educação Matemática; Graduação em Matemática; Graduação em Química; Graduação em Ciências.

Luiz Fernando Rankel: Mestrado em História; Graduação em História

Rosângela Maria Stahlschmidt: Mestrado em Educação; Especialização em Metodologia para o ensino da matemática; Graduação em Ciências habilitação Matemática; Graduação em Pedagogia.

Leociléia Aparecida Vieira: Mestrado em Educação; Graduação em Biblioteconomia;

Jane Rangel Alves Barbosa: Doutorado em andamento em Educação; Doutorado em Filosofia; Mestrado em Educação; Especialização em Administração Escolar; Especialização em Supervisão Escolar; Especialização em Orientação Educacional; Especialização em Didática do Ensino Superior; Graduação em Orientação Educacional; Graduação em Pedagogia em Magistério das Matérias Ped. do E.M..

VIDEOAULA DEMONSTRATIVA

Grade Curricular
Disciplina Carga Horária
Formação docente para a diversidade 60
Múltiplas competências para os profissionais da educação 29
Legislação Educacional 76
Metodologia da pesquisa e do trabalho científico 57
Letramento no Brasil 60
Psicogênese das linguagens oral e escrita: subsídios para alfabetização e letramento* 70
Fundamentos teóricos e metodológicos da alfabetização* 39
Literatura, leitura e aprendizagem 83
Linguagem e pensamento* 53
Prática educativa da língua portuguesa na educação infantil* 54
Introdução à psicopedagogia 19
Psicologia do desenvolvimento* 98
Fundamentos da psicopedagogia* 83
Teorias e práticas da psicopedagogia institucional 51
Dificuldades de Aprendizagem* 88
Fundamentos Teóricos do Pensamento Matemático* 82
Profissão Docente* 50
Didática do Ensino Superior* 46
TCC – Trabalho de Conclusão de Curso 0
Carga Horária total do curso: 1098 horas/aula
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.