Responsabilidade Social

O que é Responsabilidade Social?

Responsabilidade Social é a responsabilidade que cada um, seja uma empresa ou pessoa, possui em relação à sociedade. Tudo o que é feito, qualquer atitude tomada por uma pessoa ou um grupo de pessoas, possui algum impacto na sociedade. Por isso, agir de forma ética e respeitar o espaço em que estamos inseridos é fundamental para que tenhamos atitudes que contribuam para modificar e melhorar a realidade em que estamos inseridos.

O que é ser uma Instituição de Ensino socialmente responsável?

Ser uma entidade socialmente responsável significa assumir um “compromisso contínuo de atuar de forma ética e contribuir para o desenvolvimento econômico e, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade de vida dos funcionários e suas famílias, bem como da comunidade local e da sociedade com um todo” (Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável – World Business Council on Sustainable Development).

No papel de instituição difusora e produtora do conhecimento, as Faculdades Santa Cruz assumem o compromisso de levar às diversas comunidades, dentro e fora da academia, os benefícios advindos da aquisição e da aplicação dos saberes universitários. Nosso programa de Responsabilidade Social procura estimular o vínculo profícuo entre a sociedade em geral e o profissional em formação. É uma oportunidade do discente aplicar teorias e aprender a desenvolver uma postura ética e responsável frente a seu papel social. Para docentes e funcionários cada ação é uma chance de aplicar seu potencial na transformação de realidades pouco favoráveis.

A Responsabilidade Social nas Faculdades Santa Cruz

As Faculdades Santa Cruz têm suas ações voltadas para fins específicos, centrados em interesses comuns a todas as comunidades que visam à dissipação das mazelas e à promoção do bem-estar social em todas as esferas da sociedade.

A Responsabilidade Social das Faculdades Santa Cruz trabalha com 3 pilares principais:

• Sustentabilidade, porque cuidamos do nosso meio ambiente hoje. 
• Desenvolvimento
, porque acreditamos no ser humano e em suas habilidades.
• Solidariedade, porque ajudar ao próximo faz bem.

Para tanto, em 2008 as Faculdades Santa Cruz tornaram-se signatárias do Pacto Global (Global Compact), que é uma iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas), aderindo aos seus princípios. Em 2011, para firmar o compromisso com o desenvolvimento sustentável, aderiram ao PRME (Principles for Responsible Management Education.), também uma iniciativa da ONU, mas voltada à educação. Em 2013, uniram-se ao Movimento Nós Podemos Paraná, disseminando os 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, com representação no colegiado do movimento, com a missão de colaborar com o alcance de metas dos 8 indicadores. Ainda participam anualmente do Dia da Responsabilidade Social no Ensino Superior, promovido pela ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior), no qual mostram-se as ações realizadas ao longo do ano.

As Faculdades Santa Cruz também são membro ativo do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial – CPCE, criado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná – FIEP, desde 2013. Dentro do CPCE, estamos inseridos na equipe de trabalho “Educando na Sustentabilidade”, que tem como objetivo catalisar ideias que reúnem as necessidades e interesses do segmento industrial na área de responsabilidade social corporativa e, assim direciona os esforços na execução de projetos socioambientais, culturais e de voluntariado corporativo, apoiando e formando empresários e cidadãos comprometidos.

Nossas ações são elaboradas e pensadas de modo a incorporar ao cotidiano acadêmico, de funcionários, discentes e docentes, práticas que tenham como foco melhorar e aperfeiçoar os conhecimentos, debates e teorias que fazem parte das IES.