Nada melhor do que reunir ex-alunos e professores para um encontro repleto de saudosismo, conectividade e novidades, não é mesmo? O evento reuniu ex-alunos, formados em Contabilidade, Administração, Economia, e na área da Tecnologia da Informação e Direito, e docentes do Centro Universitário Santa Cruz.
O grande objetivo do evento foi reencontrar amizades de longa data e divulgar o lançamento da segunda graduação em, no mínimo, 12 meses.
“A segunda graduação pode ser feita aproveitando o estudo que os já tiveram na primeira graduação em até um ano, com exceção do curso de direito que teria cerca de três anos para a formação”, explicou o professor Denilson Sena, coordenador da área de Negócios.
Conforme explicou o coordenador, um aluno que se formou em Contabilidade, conseguirá fazer Administração em apenas um ano, por exemplo. “E quando se faz Administração, também é possível fazer Contabilidade ou Economia no período de um ano”, esclareceu. Além disso, alunos formados nas disciplinas de Negócios também poderão fazer cursos de tecnólogo em apenas seis meses.
A segunda graduação é uma forma de acolher ainda mais os futuros e ex-alunos, incentivá-los na sua jornada educacional e de passar o conhecimento adiante.
Segundo Sena, o primeiro encontro de egressos foi uma forma de convidar os alunos a retornarem para o centro universitário. “Esse é apenas o primeiro encontro. Queremos torná-lo parte da nossa rotina . Com o retorno desses alunos queremos otimizar e fomentar esse tipo de evento. Não apenas para oferecer produtos e novas oportunidades, mas para convidá-los para participarem dos nossos eventos”, afirmou.
De acordo com o coordenador, as atividades extensivas são abertas não apenas aos nossos alunos, mas a toda a comunidade também. “Nós temos lives, fóruns e pós-graduações, por exemplo, aqui na faculdade e eles podem participar. Eles podem ter acesso a nossa biografia, ao nosso acervo bibliográfico. Isso tudo possibilita um grande networking entre eles”, esclareceu.
Há 26 anos na instituição, Sena reforça a importância da conexão de todos os envolvidos, afinal o UniSantaCruz é uma instituição acolhedora. “Temos professores aqui na faculdade com mais de 20 anos de casa. Eu tenho 26 anos na instituição, então tem pessoas que foram meus alunos e que dei aula para filho, para marido”, contou.
Rafaela da Rocha, professora da área de negócios, é um excelente exemplo de como o UniSantaCruz acolhe alunos e profissionais. A professora soma mais de 20 anos na instituição: três anos de Colégio Santa Cruz, quatro anos de graduação e dois anos de pós-graduação no Centro Universitário e mais 13 anos de docência.
Para Rafaela, com tanto tempo de casa, o encontro de egressos foi um momento nostálgico. “Vimos rostos de pessoas que a gente ensinou há 14 anos atrás, 11 anos atrás, quatro anos atrás, pessoas que estão totalmente diferentes do que eram quando eram nossos alunos. E a grande maioria que participou do encontro mostrou sucesso profissional, na carreira e que fizeram boas escolhas. Para nós professores é muito gratificante esse tipo de encontro”, esclareceu.
Segundo a professora, receber o carinho dos ex-alunos e feedbacks foi um momento único. “A gente recebeu carinho, recebeu abraços gostosos, feedbacks muito especiais, inclusive de alunos que a gente nem imagina que tem tanto carinho pela gente. Foi ótimo ouvir que as experiências que viveram em sala de aula foram transmitidas para o mundo empresarial e profissional”, afirmou.
A professora disse que trazer novas possibilidades de ensino aos alunos é uma forma de ajudá-los a continuar evoluindo.”Seja através de uma pós-graduação, curso de extensão ou de uma segunda graduação, eles têm a possibilidade de aprender coisas novas.Isso brilhou os olhos de muitos alunos”, disse.
Assim como Rafaela, o professor Silas Degraf, também da área de Negócios, afirmou que é recompensador ver que os alunos seguirão seus caminhos. “É gratificante a gente poder reencontrar ex-alunos que hoje já estão bem colocados profissionalmente, alunos que começaram o seu caminho no UniSantaCruz e acharam seu caminho. É uma honra vermos que aquela semente que nós plantamos, já está germinando e dando frutos”, reforçou.
De acordo com Degraf, o objetivo do UniSantaCruz é muito mais do que só transmitir uma matéria, é fazer parte parte da vida das pessoas. “Nós queremos fazer parte da história deles, assim como nós tivemos o prazer de fazer parte da deles”, afirmou.
A segunda graduação é uma forma de continuar presente na vida dos alunos e fazer com que eles sigam no caminho da educação. “O conhecimento nunca acaba, nunca podemos chegar a um ponto e falar que já sabemos de tudo, pois tudo muda. Então a segunda graduação, por ter um tempo menor diante do aproveitamento de matérias que eles já tiveram, amplia a possibilidade de emprego e de oportunidades. Ela complementa e traz mais conhecimento para que eles possam se aprimorar”, explicou o professor. “Essa é uma grande oportunidade que hoje o Santa Cruz proporciona aos nossos egressos e para o pessoal de fora também”, completou.
A professora de Direito, Danielle Tedesko, também reforçou a importância do centro universitário continuar colaborando com a educação dos alunos. “Compartilhar este encontro com os ex-alunos e vê-los após uma graduação, trilhando seus caminhos profissionais e retornando a instituição para complementar a sua capacitação e a sua vivência académica é muito gratificante. Agora vamos aguardá-los nas salas de aula para que possamos continuar essa educação contínua”, reforçou a professora.
Injeção de novos conteúdos
O reitor do UniSantaCruz, Roger Bicalho, reforçou que a ação tem dois momentos: o foco na educação contínua e a valorização do egresso.
“No primeiro momento queremos mostrar que a educação continuada é importantíssima na vida de um profissional, até porque o que algunn aprenderam tempos atrás já está desatualizado. A pessoa precisa de uma injeção de novos conteúdos, novos aprendizados e novas tecnologias”, reforçou o reitor.
Segundo Tedesco, muitos dos profissionais que estão no mercado de trabalho precisam aprender novos conceitos e ter um embasamento em novas questões que surgiram.
Em paralelo a isso, o encontro e o lançamento da segunda graduação querem fazer com que o egresso sinta-se especial. “O segundo momento é a valorização do egresso, afinal o aluno nunca deixa de fazer parte da instituição. Ela fica marcada no currículo profissional dele e sempre estará. Muitas pessoas perderam a conexão e nós queremos retomar esse contato”, afirmou Bicalho.
“O aluno promove a nossa universidade, ele leva o nosso nome. Por isso, temos que dar apoio para que ele tenha uma educação continuada. Assim, além de conquistar o seu espaço profissional, ele vai se tornar promotor do UniSantaCruz perante a comunidade”, acrescentou o reitor do centro.
Bicalho reforçou que a instituição sempre atende seus alunos com carinho e atenção. “Nós reconhecemos o aluno como uma pessoa que está buscando um futuro melhor, então devemos o receber com carinho. Os alunos são muito mais do que o número da matrícula e eles precisam saber que eles são importantes para nós”, finalizou o reitor.
UniSantaCruz na formação educacional
O vereador da Câmara de Curitiba, Leônidas Edson Kuzma, ou Tico Kuzma, como é mais conhecido, também foi aluno do UniSantaCruz. Formado em Administração de empresas em 2006, Tico compareceu ao encontro dos egressos. “É sempre bom quando eu posso voltar para o Santa Cruz, ainda mais hoje que foi um dia especial. Consegui ver algumas pessoas que estavam comigo e outras pessoas de outros períodos e ouvir suas histórias. Cada um contando da sua trajetória e mostrando a importância do Santa Cruz para formação pessoal, para a formação com a família, e principalmente para a profissional”, disse.
O centro universitário teve um papel importante na graduação de Tico. “Eu sempre falo que fico orgulhoso do Santa Cruz ter escolhido a nossa região, a região sul, e pela certeza de que muitas vidas foram mudadas para melhor através dos cursos do Santa Cruz”, reforçou.
“A experiência Santa Cruz me lembra a faculdade acolhedora, que ensina. Vejo os professores que conheci e que estão aqui, são como uma família. Mais do que ir para a faculdade, ao ir para o Santa Cruz você está indo para um lugar onde é bem acolhido e aceito, onde você aprende e compartilha experiencia”, finalizou o vereador.