O curso Psicopedagogia Clínica e Institucional busca preparar o profissional para a atuação psicopedagógica, segundo as mais recentes demandas da área clínica e institucional, que requerem dos psicopedagogos a intervenção frente às dificuldades de aprendizagem.
A partir de uma visão sistêmica, atual e crítica da área da Psicopedagogia, o profissional de nível superior estuda os processos e os obstáculos que ocorrem na aprendizagem, voltando-se para uma linha preventiva. O enfoque é levar o profissional a entender o processo do ato de aprender, nas distintas possibilidades: professor e aluno, aluno e aluno, aluno mais psicopedagogo mais professor e, a partir deste estudo, fornecer subsídios práticos para os atores deste processo. Nesse enfoque, o psicopedagogo está qualificado para que suas práticas, na clínica e/ou instituições de ensino, possibilitem o diagnóstico, a intervenção e a prevenção de problemas de aprendizagem.
Refletir sobre o processo de aprendizagem humana, compreendendo as dificuldades encontradas pelo apreendente no processo da aprendizagem, avaliando o indivíduo e entendendo as técnicas, abordagens e terapias necessárias para prevenir ou corrigir tais dificuldades. O viés prático do curso proporciona grande assertividade e segurança ao profissional para intervir nas dificuldades de aprendizagem nas diversas esferas da vida de seu paciente
Público-alvo
Educadores das redes pública e privada, profissionais da educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema. Egressos dos cursos de pedagogia, psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional. Professores, psicopedagogos ou demais profissionais que desejem aprofundar seus conhecimentos na área de ensino, dificuldades de aprendizagem e intervenção preventiva e corretiva.
Metodologia de Ensino:
Aulas Presenciais
Aulas Práticas, estudos de casos e simulações.
Discussões em grupo e análise de situações reais.
Aulas presenciais: duas vezes por semana, das 19h às 22h, às terças e quintas-feiras.
Presencial
Noturno
10 Meses
Fale Conosco