O curso de Pós-graduação Lato Sensu em nível de Especialização em Inclusão e a Neuroeducação, oferta alternativas de estudo e pesquisa sobre como atender as variadas necessidades educacionais de forma inclusiva. A apropriação de conteúdo específicos ao tema e a condução didática para atuação na prática pedagógica, visa ampliar o repertório teórico e fundamentar a ação pedagógica dos profissionais da educação.
Proporcionar um aprofundamento teórico-metodológico necessário à prática pedagógica dos profissionais envolvidos no trabalho com a pessoa que necessita de acompanhamento especial. Propiciar um conhecimento abrangente em relação à inclusão da pessoa com necessidades especiais no ensino regular e sobre a educação inclusiva.
Público-alvo
Educadores das redes pública e privada, profissionais da educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.
Módulo 1:
Emoção e razão no processo de ensino e aprendizagem
Ementa- Discutir as questões da não aprendizagem escolar em suas várias dimensões; conhecer as definições do que é aprendizagem escolar; e do papel e a responsabilidade do professor/educador diante de tais questões.
Módulo 2:
Inteligência e Afetividade
Ementa- Expor o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos surdos, no que tange aos aspectos cognitivos, afetivos e sociais. Características do processo de aprendizagem. Necessidades educativas especiais do deficiente visual, do deficiente auditivo, do deficiente físico, dos portadores de déficits mentais e conduta típica, dos portadores de altas habilidades. A adaptação de “alunos que vivem na rua”. A adaptação de jovens e adultos.
Módulo 3:
As neurociências e suas contribuições na inclusão
Ementa- Evolução da faculdade da linguagem na espécie humana. Correntes teóricas sobre a evolução da linguagem. Processos cognitivos da linguagem na espécie humana. Aquisição de linguagem típica em seres humanos. Fatores envolvidos na produção da linguagem oral. Aquisição e anatomia de leitura e escrita. Métodos de alfabetização e sua relação com o desenvolvimento linguístico. Transtornos de linguagem relacionados ao aprendizado de língua, processos de inclusão com crianças da educação infantil e no meio escolar.
Módulo 4: Linguagem e o hemisfério dominante e cognitivo
Ementa- Evolução da faculdade da linguagem na espécie humana. Correntes teóricas sobre a evolução da linguagem. Processos cognitivos da linguagem na espécie humana. Aquisição de linguagem típica em seres humanos. Fatores envolvidos na produção da linguagem oral. Aquisição e anatomia de leitura e escrita. Métodos de alfabetização e sua relação com o desenvolvimento linguístico. Transtornos de linguagem relacionados ao aprendizado de língua
Módulo 5:
TDAH e a hiperatividade no SNC e Afetividade
Ementa- Educação Especial e Educação Inclusiva no Brasil. Formação de professores para a Educação Inclusiva. Necessidades educativas especiais. Altas habilidades e superdotação. Trabalhos pedagógicos com alunos portadores de paralisia cerebral. Hiperatividade. Autismo. O currículo inclusivo. Turmas multisseriadas e a diversidade. Reflexões sobre a Pedagogia da Qualidade Total. Políticas de ação afirmativa. Inclusão social.
Módulo 6:
A Alfabetização em crianças Autistas e as abordagens de aprendizagem
Ementa- O trabalho psicomotor e suas áreas de atuação. Coordenações motoras. Psicomotricidade funcional: conceitos estruturais, globais e perceptivos. Psicomotricidade relacional. A psicomotricidade como prática educativa. Principais consequências da falta do estímulo psicomotor. Práticas psicomotoras: jogos e atividades.
Módulo 7:
Inclusão da criança com autismo na Ed. Infantil e seus aspectos legais
Ementa-Os programas de desenvolvimento social financiados pelo BNDES; outros órgãos de financiamento. Projetos de inclusão digital. Idoso e inclusão; Inclusão digital: o desafio da inclusão social por meio da inclusão digital; A atividade motora adaptada; Inclusão no escotismo.
Módulo 8:
Educação e Currículo: Fundamentos e Práticas Psicopedagógicos e Avaliação.
Ementa- Caracterização dos principais aspectos do currículo escolar inclusivo. Flexibilizações e adaptações necessárias para garantir uma educação inclusiva de qualidade, tendo o estudante como base na construção do currículo. O papel da escola numa gestão democrática para o desenvolvimento curricular, fortalecendo relações com a educação especial e a família. Conhecimento teórico e prático do professor, quebrando paradigmas, conhecendo o estudante e inovando nas práticas de ensino. Possibilidades de flexibilização e adaptação curricular para estudantes com deficiências, transtornos específicos de aprendizagem e autistas. A importância do trabalho colaborativo na escola inclusiva para o sucesso do estudante. Também aprenderá sobre os atendimentos especializados, salas de recursos multifuncionais e tecnologia assistiva no ensino e aprendizagem.
Módulo 9:
Matemática e a Neurociência
Ementa- A disciplina de Ensino de Matemática traz aos professores a reunião de uma variedade seleta do que foi construído e validado ao longo dos anos no que diz respeito ao ensino de matemática na Educação Infantil. Apresenta e discute a aprendizagem de conceitos matemáticos na infância; a matemática ontem e hoje e as práticas correntes; o panorama mundial: razões para a mudança no ensino da matemática; o letramento matemático; os objetivos da Educação Infantil e da educação matemática; os parâmetros para o currículo de Matemática na Educação Infantil; o conhecimento lógico-matemático; as concepções de ensino-aprendizagem da matemática; o sistema de numeração; as grandezas e medidas; a geometria na Educação Infantil; os jogos e brincadeiras para aprender matemática; a pedagogia de projetos didáticos: ideias para a Matemática.
Módulo 10:
Fobia Escolar, agressividade e os transtornos de humor com Psicologia Educacional Ementa- Questões psicológicas que envolvem a constituição subjetiva do ser humano e sua vida em sociedade, especialmente no espaço relacional da escola. Conexões entre psicologia, psicanálise e educação. A responsabilidade social dos pais. Relação entre família e escola. Educação da criança. O espaço educativo e o desenvolvimento cognitivo. Fracasso e violência escolar. O campo de transferência e o papel do professor. Conceito psicanalítico de ética e seus princípios educativos.
Módulo 11: Sistema Nervoso e Neurônios
EMENTA– Conhecimento da neuropsicopedagogia aplicado à compreensão da aprendizagem e seus transtornos associados. Conceito e história da neuropsicopedagogia. Desenvolvimento da neuropsicopedagogia no Brasil. Objeto de estudo e áreas de atuação da neuropsicopedagogia. Ética e postura profissional. Diferentes autores e abordagens teóricas. Compreensão do processo cognitivo do homem desde os anos inicias, e principalmente as implicações na aprendizagem.
Módulo 12:
As emoções e as prática pedagógica nos processos construtivos.
Ementa- A prática da leitura e da escrita para o letramento de alunos com deficiência intelectual; relações entre desenho e texto; estratégias pedagógicas para o ensino da leitura e da escrita; mediações do professor para a aprendizagem da língua escrita por alunos com deficiência mental.
Módulo 13:
Jogos para estimular o cérebro e transformar a aula.
Ementa- Definição e trajetória histórica dos jogos, brincadeiras e brinquedos na Educação Infantil. Papel do jogo no desenvolvimento da criança. Diferentes teorias sobre os jogos infantis. O jogo e o brincar inserido no currículo da Educação Infantil. Aspectos dos jogos, brincadeiras e brinquedos no processo de aprendizagem e a construção do conhecimento.
Módulo 14:
O funcionamento do nosso cérebro
Ementa – O cérebro está relacionado com a inteligência, linguagem, consciência, memória, entre outros. Além disso, é capaz de processar informações dos sentidos juntamente a outras estruturas do encéfalo, iniciar movimentos e influenciar o comportamento emocional.
Módulo 15:
A neuroplasticidade, memória e a aprendizagem
Ementa: tem como objetivo geral versar sobre a relação atemporal existente entre a neuroplasticidade, a memória e a aprendizagem humanas. Além disso, pretende-se tratar de maneira específica sobre os principais aspectos que influenciam a memória, como as emoções, os estados de ânimo e o nível de atenção. Essa temática é de crucial importância para os estudantes brasileiros, eis que na medida em que se conhece o que influencia positiva e negativamente na memória é possível obter melhores resultados no que toca à aprendizagem. Como modalidade de pesquisa, adota-se a bibliográfica; como método, utiliza-se o indutivo.
Módulo 16:
Síndromes neurológicas e as pessoas com necessidades especiais.
Ementa-As síndromes neurológicas são bem abrangentes, são doenças que podem afetar o sistema nervoso central, afetar o corpo, ou até mesmo a parte motora. A psicologia tem como objetivo ajudar o paciente que sofre com tais síndromes na sua recuperação psicológica.
Módulo 17:
A aquisição da fala na visão da Neurociência.
Ementa – Estudo do desenvolvimento da linguagem na infância. Compreensão sobre o desenvolvimento da linguagem escrita e dislexias.
Módulo 18:
Síndromes Genéticas
Ementa- A diversidade humana e as diferenças na sociedade. A inclusão e a exclusão na história, a acessibilidade como fator de inclusão dos deficientes, idosos, na educação inclusiva, no mundo digital e do trabalho.
Módulo 19:
Esquizofrenia e Epilepsia
Ementa– Esta disciplina abordará conceitos das neurociências, discutirá os principais aspectos de doenças neurológicas e a relação destas com a qualidade de vida dos doentes. O foco principal será a epilepsia. 1 – Conceitos de Neurociências: História das Neurociências; definições; aplicações (Neurociência Cognitiva, Psicologia, Neurociência Comportamental, Neurologia, Educação); 2 – Doenças neurológicas: panorama geral e atual; 3 – Acidente Vascular Cerebral: prevalência, fatores de risco, diagnóstico, tratamento, prevenção primária e secundária; 4 – Parkinson: prevalência, sintomas, tratamento, qualidade de vida; 5 – Alzheimer: prevalência, fatores de risco, diagnóstico, tratamento, qualidade de vida; 6 – Esclerose múltipla: prevalência, sintomas, tratamento, qualidade de vida; 7 – Epilepsia: prevalência, definição, crises epilépticas (tipos e classificação), diagnóstico, tratamentos (medicamentoso, cirúrgico, psicológico); conceitos, tipos, classificação, diagnóstico, exames complementares, tratamento farmacológico e cirúrgico, neuroimagem; mecanismos fisiopatológicos (genéticos, iônicos, celulares e de rede neural) de geração de crises e de epileptogênese
Módulo 20:
Neurociências e a Contação de Histórias
Ementa- Discute as concepções de leitura, literatura e aprendizagem. Aborda a leitura na escola, o professor- leitor, a formação do leitor e o papel social da leitura. Apresenta a contação de histórias, o jornal em sala de aula, a história da literatura infantil, poesia e música, as narrativas da tradição e os contos de encantamento. Finaliza com a discussão de projetos de leitura na escola e a biblioteca escolar.
Metodologia de Ensino:
Aulas Presenciais
Aulas Práticas, estudos de casos e simulações.
Discussões em grupo e análise de situações reais.
Aulas presenciais: duas vezes por semana, das 19h às 22h, às terças e quintas-feiras.
Presencial
Matutino
10 Meses
Fale Conosco