Educação Infantil e Ludicidade

ÁREA

Educação

O que é o Curso

O curso de Especialização Docente em Educação Infantil oferece ao profissional da educação uma reflexão crítica sobre aspectos políticos da educação infantil, com foco nas políticas públicas que envolvem a família, o Estado e as instituições educacionais. Resgata o conceito de criança, enquanto construtora de seu próprio conhecimento e de sua história social, suas brincadeiras pessoal, cidadã e como sujeito de direitos.

Objetivos do Curso

O curso tem como objetivo aprofundar os conhecimentos teóricos e metodológicos para a atuação docente no trabalho cotidiano da educação infantil, bem como atualizar a formação de profissionais que apoiarão a prática pedagógica docente, resgatar a metodologia do lúdico, elaborar seus brinquedos dentro da didática da disciplina.

Público-alvo

Educadores das redes pública e privada, profissionais da educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.

Estrutura Curricular:

Módulo 1: Inteligência E Afetividade

Ementa: Escolarização do aluno com deficiência intelectual na perspectiva histórico-cultural; adaptação curricular e práticas pedagógicas; afetividade e sociabilidade na aprendizagem de alunos com deficiência intelectual; avaliação da aprendizagem; a relação escola-família.

Módulo 2: Novos Caminhos Para Profissionais Da Educação

Ementa: Reflexão sobre o contexto das transformações que ocorrem nas instituições de ensino; exigência de múltiplas competências, habilidades e atitudes dos professores; relacionamento interpessoal e gestão de conflitos; planejamento estratégico e gerenciamento da carreira profissional; tecnologia a serviço da educação; formação continuada do professor; professor empreendedor

Módulo 3: Inclusão De Crianças Na Alfabetização

Ementa: Conceitos de alfabetização, de letramento e de inclusão. Métodos sintéticos e analíticos e sua aplicação a alunos público-alvo da Educação Especial. Formas como a criança aprende a ler e a escrever. Transtornos de aprendizagem da escrita e da leitura. Especificidades de aprendizagem e processo de alfabetização e letramento de alunos com deficiências diversas e transtornos do neurodesenvolvimento. Papel do professor de sala de aula comum e do professor especializado. Estímulos sensoriais. Jogos, brinquedos e materiais pedagógicos adaptados para a alfabetização.

Módulo 4: Deficiência Intelectual, Física E Psicomotora

Ementa: Deficiência Intelectual: Abordagens Psicanalítica e a Epistemologia; Deficiência Intelectual no Contexto Escolar: Percepção de Pais, Escola e o Papel dos Educadores no Processo de Inclusão; Prática pedagógica em Deficiência Intelectual; Deficiência física: classificação, causas e tipos de deficiência física; A deficiência física no contexto do processo de ensino e aprendizagem; A inclusão de crianças com deficiência física: acessibilidade, adaptações curriculares e procedimentos de ensino; Distúrbios e Alterações Psicomotoras; Mediação na aprendizagem

Módulo 5: Transtornos Globais De Desenvolvimento (Tgd) E Altas Habilidades

Ementa: Desenvolvimento da aprendizagem no ser humano. Estruturas cerebrais que desenvolvem a aprendizagem. Principais transtornos e dificuldades de aprendizagem. Fatores que interferem na aprendizagem. Prevenção, diagnóstico e intervenção dos problemas de aprendizagem.

Módulo 6: Literatura Infantil

Ementa: Processo histórico de consolidação da literatura infantil como gênero literário de expressão e a formação de uma literatura infantil nacional. Público-alvo da literatura infantil, suas particularidades e o papel da literatura na sua formação. Estrutura do livro infantil: linguagem, forma e conteúdo. Papel e prática dos professores no trabalho com a literatura infantil. Legislação educacional e as diretrizes para o trabalho com literatura na escola. Literariedade em obras infantis para diferentes idades. Tendências atuais para o público infantil na literatura.

Módulo 7: Emoção E Razão No Processo De Ensino Aprendizagem Na Educação Infantil

Ementa: Desenvolvimento da aprendizagem no ser humano. Estruturas cerebrais que desenvolvem a aprendizagem. Principais transtornos e dificuldades de aprendizagem. Fatores que interferem na aprendizagem. Prevenção, diagnóstico e intervenção dos problemas de aprendizagem na Educação Infantil. 

Módulo 8: Comunicação Alternativa

Ementa: A acessibilidade e acessibilidade virtual. Acessibilidade comunicacional na era da informação. O objetivo e a importância da comunicação alternativa. Símbolos gráficos PCS, Bliss e PIC. Recursos e serviços de acessibilidade e comunicação alternativa. Sala de recursos multifuncional, materiais e estratégias. O ensino em ambientes informatizados A educação distância como possibilidade para alunos com necessidades especiais. A informática como instrumento de comunicação alternativa.

Módulo 9: Fundamentos Biológicos Do Desenvolvimento Infantil

Ementa: O desenvolvimento nos primeiros anos de vida. Controle de esfíncter. Alimentação da criança. Anemia ferropriva. A influência da relação materno-infantil. A importância da higiene. O sono da criança.

Módulo 10: Jogos Para O Desenvolvimento Da Aprendizagem – Lúdicos

Ementa: Definição e trajetória histórica dos jogos, brincadeiras e brinquedos na Educação Infantil; papel do jogo no desenvolvimento da criança; diferentes teorias sobre os jogos infantis; o jogo e o brincar inserido no currículo da Educação Infantil; aspectos dos jogos, brincadeiras e brinquedos no processo de aprendizagem e a construção do conhecimento.

Metodologia de Ensino:

Aulas Síncronas.

Estudos de caso e simulações.

Discussões em grupo e análise de situações reais.

Periodicidade

Como funciona a Pós-Graduação Digital no UNISANTACRUZ

Modalidade

EAD

Duração

10 meses

Desconto válido para pagamento da mensalidade no dia 01 do mês para ingressantes do 2024..1. Para demais condições e/ou datas de pagamento,, consulte nosso site e editais.

PÓS Graduação Digital
Inscreva-se