Educação Especial e Inclusiva

ÁREA

Educação

O que é o Curso

O Programa de Especialização Docente com ênfase em Educação Especial e Inclusiva, oferta alternativas de estudo e pesquisa sobre como atender as variadas necessidades educacionais de forma inclusiva.  A apropriação de conteúdo específicos ao tema e a condução didática para atuação na prática pedagógica, visa ampliar o repertório teórico e fundamentar a ação pedagógica dos profissionais da educação.

Objetivos do Curso

Proporcionar um aprofundamento teórico-metodológico necessário à prática pedagógica dos profissionais envolvidos no trabalho com a pessoa que necessita de acompanhamento especial. Propiciar um conhecimento abrangente em relação à inclusão da pessoa com necessidades especiais no ensino regular e sobre a educação inclusiva.

Público-alvo

Educadores das redes pública e privada, profissionais da educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.

Estrutura Curricular:

Módulo 1: Inteligência E Afetividade

Ementa: Escolarização do aluno com deficiência intelectual na perspectiva histórico-cultural; adaptação curricular e práticas pedagógicas; afetividade e sociabilidade na aprendizagem de alunos com deficiência intelectual; avaliação da aprendizagem; a relação escola-família.

Módulo 2 – Novos Caminhos Para Profissionais Da Educação 

Ementa: Reflexão sobre o contexto das transformações que ocorrem nas instituições de ensino; exigência de múltiplas competências, habilidades e atitudes dos professores; relacionamento interpessoal e gestão de conflitos; planejamento estratégico e gerenciamento da carreira profissional; tecnologia a serviço da educação; formação continuada do professor; professor empreendedor.

Módulo 3 – Inclusão De Crianças Na Alfabetização

Ementa: Conceitos de alfabetização, de letramento e de inclusão. Métodos sintéticos e analíticos e sua aplicação a alunos público-alvo da Educação Especial. Formas como a criança aprende a ler e a escrever. Transtornos de aprendizagem da escrita e da leitura. Especificidades de aprendizagem e processo de alfabetização e letramento de alunos com deficiências diversas e transtornos do neurodesenvolvimento. Papel do professor de sala de aula comum e do professor especializado. Estímulos sensoriais. Jogos, brinquedos e materiais pedagógicos adaptados para a alfabetização.

Módulo 4- Deficiência Intelectual, Física E Psicomotora

Ementa: Deficiência Intelectual: Abordagens Psicanalítica e a Epistemologia; Deficiência Intelectual no Contexto Escolar: Percepção de Pais, Escola e o Papel dos Educadores no Processo de Inclusão; Prática pedagógica em Deficiência Intelectual; Deficiência física: classificação, causas e tipos de deficiência física; A deficiência física no contexto do processo de ensino e aprendizagem; A inclusão de crianças com deficiência física: acessibilidade, adaptações curriculares e procedimentos de ensino; Distúrbios e Alterações Psicomotoras; Mediação na aprendizagem.

Módulo 5: Transtornos Globais De Desenvolvimento (Tgd) E Altas Habilidades

Ementa: Desenvolvimento da aprendizagem no ser humano. Estruturas cerebrais que desenvolvem a aprendizagem. Principais transtornos e dificuldades de aprendizagem. Fatores que interferem na aprendizagem. Prevenção, diagnóstico e intervenção dos problemas de aprendizagem.

Módulo 6: Metodologia Do Ensino Da Educação Especial

Ementa: Compreender a educação e suas perspectivas no contexto cultural e histórico; conhecer as orientações das políticas educacionais inclusivas; discorrer sobre a percepção que se tem do lugar e da função do educador e do aluno com deficiência; verificar se esses saberes sustentam as propostas curriculares implantadas nas instituições escolares; discorrer e analisar as metodologias para o trabalho com as diferentes deficiências; refletir a prática pedagógica inclusiva.

Módulo 7: Emoção E Razão No Processo De Ensino Aprendizagem

Ementa: Desenvolvimento da aprendizagem no ser humano. Estruturas cerebrais que desenvolvem a aprendizagem. Principais transtornos e dificuldades de aprendizagem. Fatores que interferem na aprendizagem. Prevenção, diagnóstico e intervenção dos problemas de aprendizagem.

Módulo 8: Comunicação Alternativa

Ementa: A acessibilidade e acessibilidade virtual. Acessibilidade comunicacional na era da informação. O objetivo e a importância da comunicação alternativa. Símbolos gráficos PCS, Bliss e PIC. Recursos e serviços de acessibilidade e comunicação alternativa. Sala de recursos multifuncional, materiais e estratégias. O ensino em ambientes informatizados A educação distância como possibilidade para alunos com necessidades especiais. A informática como instrumento de comunicação alternativa.

Módulo 9: Deficiência Visual, Auditiva E Surdocegueira

Ementa: História da educação de surdos no Brasil; A surdez: noções de anatomia e fisiologia da audição; Abordagens educacionais para surdos; Bilinguismo; Concepções de surdez; Neurolinguística: estruturação da Libras no cérebro; História e conceito de cegueira e baixa visão; Estimulação visual; Interlocução do atendimento especializado com o ensino regular para alunos com surdo cegueira; Produtos assistivos e adaptação de materiais: Tecnologia Assistiva.

Módulo 10: Jogos Para O Desenvolvimento Da Aprendizagem

Ementa: Definição e trajetória histórica dos jogos, brincadeiras e brinquedos na Educação Infantil; papel do jogo no desenvolvimento da criança; diferentes teorias sobre os jogos infantis; o jogo e o brincar inserido no currículo da Educação Infantil; aspectos dos jogos, brincadeiras e brinquedos no processo de aprendizagem e a construção do conhecimento.

Metodologia de Ensino:

Aulas Síncronas.

Estudos de caso e simulações.

Discussões em grupo e análise de situações reais.

Periodicidade

Como funciona a Pós-Graduação Digital no UNISANTACRUZ

Modalidade

EAD

Duração

10 meses

Parcelamento:

Desconto válido para pagamento da mensalidade no dia 01 do mês para ingressantes do 2024..1. Para demais condições e/ou datas de pagamento,, consulte nosso site e editais.

PÓS Graduação Digital
Inscreva-se