Projeto

PROJETO: SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS NO CENTRO UNIVERSITÁRIO SANTA CRUZ : ESTRUTURAÇÃO E DISPONIBILIZAÇÃO A COMUNIDADEACADÊMICA

Apresentação. Justificando a iniciativa

De acordo com a Resolução CNE/CEB no 4/2009, art. 10o, o Projeto PolíticoPedagógico – PPP da escola de ensino regular deve institucionalizar a oferta doAtendimento Educacional Especializado — AEE, prevendo na sua organização, dentreoutros elementos profissionais preparados, documentação reguladora adequada e a “sala de recursos multifuncionais: espaço físico, mobiliários, materiaisdidáticos, recursos pedagógicos e de acessibilidade e equipamentosespecíficos;

II – Matrícula no AEE de alunos matriculados no ensino regular da própriaescola ou de outra escola.” (BRASIL 2010, p.11)

Diante desse quadro, a fim de garantir a formação adequada dos profissionais de educação egressos de nossas Licenciaturas e mesmo de fornecer conhecimento do âmbito da educação especial aos demais profissionais e interessados, o Centro Universitário Santa Cruz pretende fornecer uma sala de recursos multifuncionais à sua comunidade interna. Nesse espaço poderão ser realizadas atividades de reconhecimento e exploração do potencial pedagógico dos materiais, além do planejamento de aulas e treinamento para seu uso posterior no cotidiano escolar. Em alguns casos específicos, a sala poderá ser útil ainda aos professores e alunos do Ensino Superior, quando esses últimos apresentem alguma necessidade de AEE.

1. Das sala: tipologia, caracterização e materiais necessários.

As Salas de Recursos Multifuncionais de Tipo 1 são aquelas que visam a atender os diversos tipos de necessidade especial (de dificuldades de aprendizado à super dotação, passando por déficits de input via qualquer dos sentidos) de maneira holística e não específica. O Centro Universitário Santa Cruz, neste primeiro momento, estruturarão uma S.R.M. sob tal tipologia.

O Manual de orientação: programa de implantação de salas de recursos multifuncionais (MEC, 2010) apresenta para essa sala a especificação abaixo:

Equipamentos:

Materiais Didático/Pedagógico

02 Microcomputadores

01 Material Dourado

01 Laptop

01 Esquema Corporal

01 Estabilizador

01 Bandinha Rítmica

01 Scanner

01 Memória de Numerais l

01 Impressora laser

01Tapete Alfabético Encaixado

01 Teclado com colméia

01Software Comunicação Alternativa

01 Acionador de pressão

01 Sacolão Criativo Monta Tudo

01 Mouse com entrada para acionador

01 Quebra Cabeças – sequência lógica

01 Lupa eletrônica

01 Dominó de Associação de Idéias

Mobiliários:

01 Dominó de Frases

01 Mesa redonda

01 Dominó de Animais em Libras

04 Cadeiras

01 Dominó de Frutas em Libras

01 Mesa para impressora

01 Dominó tátil

01 Armário

01 Alfabeto Braille

01 Quadro branco

01 Kit de lupas manuais

02 Mesas para computador

01 Plano inclinado – suporte para leitura

02 Cadeiras

01 Memória Tátil

Tabela 1. Materiais necessários para a composição de SEM tipo1 (MEC, 2010, p. 11)

2. Do subsídio para a estruturação e montagem do ambiente

À exceção da mobília e dos softwares (para os quais há versões livres disponíveis online), os demais materiais já foram obtidos por meio de doação de alunos egressos, professores e empresas parceiras. Serão entregues ao Centro Universitário Santa Cruz, uma vez oficializada a montagem do espaço, a ser alocado junto à já operante brinquedoteca da instituição.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

BRASIL. Manual de orientação: programa de implantação de salas de recursos multifuncionais. MEC, Secretaria da Educação Especial, 2010. Disponível em : http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=9936-manual-orientacao-programa-implantacao-salas-recursos-multifuncionais&Itemid=30192>. Acesso em 28 de dezembro de 2018.

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