O curso de Pós-graduação Lato Sensu em nível de Especialização em Alfabetização e Neurociências capacita docentes para atuarem com segurança no desenvolvimento de habilidades metalinguísticas associadas aos processos de alfabetização e letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Além disso o curso oferece uma formação sólida e atualizada em psicopedagogia, capacitando os profissionais para prevenir, identificar e intervir nas dificuldades de aprendizagem, considerando as dimensões emocionais, motoras, psicológicas, sociais e pedagógicas.
Compreendendo a oralidade e a escrita como práticas sociais, o curso promove uma reflexão crítica sobre metodologias e práticas pedagógicas articuladas a uma fundamentação teórica baseada em estudos científicos e pesquisas atuais sobre educação, neurociência, linguagem, cognição, métodos de alfabetização e letramentos múltiplos, ludicidade e transtornos de aprendizagem.
O curso tem como objetivo capacitar profissionais para atuarem na prevenção, identificação e intervenção nas dificuldades de aprendizagem dos alunos, atuando com segurança no desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas à alfabetização e ao letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Público-alvo
Educadores das redes pública e privada, profissionais da educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.
Módulo 1 – Inteligência e Afetividade
Ementa: Escolarização do aluno com deficiência intelectual na perspectiva histórico-cultural; adaptação curricular e práticas pedagógicas; afetividade e sociabilidade na aprendizagem de alunos com deficiência intelectual; avaliação da aprendizagem; a relação escola-família.
Módulo 2 – Novos Caminhos Para Profissionais Da Educação
Ementa: Reflexão sobre o contexto das transformações que ocorrem nas instituições de ensino; exigência de múltiplas competências, habilidades e atitudes dos professores; relacionamento interpessoal e gestão de conflitos; planejamento estratégico e gerenciamento da carreira profissional; tecnologia a serviço da educação; formação continuada do professor; professor empreendedor.
Módulo 3 – Inclusão De Crianças Na Alfabetização
Ementa: Conceitos de alfabetização, de letramento e de inclusão. Métodos sintéticos e analíticos e sua aplicação a alunos público-alvo da Educação Especial. Formas como a criança aprende a ler e a escrever. Transtornos de aprendizagem da escrita e da leitura. Especificidades de aprendizagem e processo de alfabetização e letramento de alunos com deficiências diversas e transtornos do neurodesenvolvimento. Papel do professor de sala de aula comum e do professor especializado. Estímulos sensoriais. Jogos, brinquedos e materiais pedagógicos adaptados para a alfabetização.
Módulo 4- Deficiência Intelectual, Física e Psicomotora
Ementa: Deficiência Intelectual: Abordagens Psicanalítica e a Epistemologia; Deficiência Intelectual no Contexto Escolar: Percepção de Pais, Escola e o Papel dos Educadores no Processo de Inclusão; Prática pedagógica em Deficiência Intelectual; Deficiência física: classificação, causas e tipos de deficiência física; A deficiência física no contexto do processo de ensino e aprendizagem; A inclusão de crianças com deficiência física: acessibilidade, adaptações curriculares e procedimentos de ensino; Distúrbios e Alterações Psicomotoras; Mediação na aprendizagem.
Módulo 5- Transtornos E Dificuldades De Aprendizagem
Ementa: Desenvolvimento da aprendizagem no ser humano. Estruturas cerebrais que desenvolvem a aprendizagem. Principais transtornos e dificuldades de aprendizagem. Fatores que interferem na aprendizagem. Prevenção, diagnóstico e intervenção dos problemas de aprendizagem.
Módulo 6- O Cérebro Da Criança Na Alfabetizado
Ementa: Concepções teórico-metodológicas da alfabetização. A escrita como sistema de codificação ou representação. A abordagem teórica no enfoque socioconstrutivista. Didática dos níveis de alfabetização. Processos de ensinar e aprender alfabetização. A função social da escrita. Alfabetização e letramento. Inserção no cotidiano escolar da educação básica.
Módulo 7- Funções Cognitivas e Executivas
Ementa: Expor o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos surdos, no que tange aos aspectos cognitivos, afetivos e sociais.
Módulo 8- Alfabetização e Letramento
Ementa: Conceitos de alfabetização, de letramento e de inclusão. Métodos sintéticos e analíticos e sua aplicação a alunos público-alvo da Educação Especial. Formas como a criança aprende a ler e a escrever. Transtornos de aprendizagem da escrita e da leitura. Especificidades de aprendizagem e processo de alfabetização e letramento de alunos com deficiências diversas e transtornos do neurodesenvolvimento. Papel do professor de sala de aula comum e do professor especializado. Estímulos sensoriais. Jogos, brinquedos e materiais pedagógicos adaptados para a alfabetização.
Módulo 9- Ensinamento Lógicos
Ementa: Estrutura cognitiva e processo de conhecimento da matemática na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental; objetivos e conteúdos programáticos da matemática para a educação infantil e as séries iniciais do ensino fundamental; inter-relações com as demais áreas curriculares; fundamentos teóricos e metodológicos; conceitos fundamentais; informações básicas de estatística; formas de avaliação.
Módulo 10- Ensinamento Para Jovens E Adultos
Ementa: História da alfabetização popular no Brasil: sua finalidade, sentidos e significados. Políticas públicas em alfabetização destinadas às pessoas jovens, adultas e idosas, no Brasil. Processos cognitivos da aprendizagem de jovens e adultos. Conteúdos e alternativas metodológicas para o ensino da língua escrita, na alfabetização das pessoas jovens, adultas e idosas. Escolarização de pessoas jovens, adultas e idosas.
Metodologia de Ensino:
Aulas Síncronas.
Estudos de caso e simulações.
Discussões em grupo e análise de situações reais.
Organização:
Aulas síncronas 1 vez por semana, das 19h00 às 22h.
EAD
10 meses
Fale Conosco