A pós-graduação em Engenharia de Software possui um programa inovador concebido para formar profissionais de diversas áreas multidisciplinares, que buscam combinar competências de diversas áreas, visando desenvolver softwares de qualidade e que atendam às reais necessidades de seus usuários. É de suma importância o aprendizado e utilização de metodologias que conduzam de forma eficiente e eficaz esse processo.
Nos últimos anos a demanda por Engenheiros de Software aumentou em função da necessidade de informatização de todos os ramos de negócios e consequente competitividade das empresas a respostas do mercado. Os engenheiros de softwares são muito requisitados em função da busca constante das empresas pela qualidade e aderência dos produtos de software aos seus negócios, o que proporciona bons salários e muita satisfação no trabalho, pois agregam muito valor ao negócio.
O principal objetivo deste curso é formar profissionais multidisciplinares, capacitando-os com conhecimentos teóricos científicos, técnicos e informacionais, práticos e em sintonia com as novas tecnologias disponíveis em Engenharia de Software.
Esses conhecimentos irão lhe proporcionar aprendizado de técnicas e tendências da engenharia de software, como metodologias ágeis, avaliação e melhoria de processo de software, otimização de banco de dados, padrões de projeto e arquitetura de software, software seguro, métricas, dentre outras.
Módulo 1: Gestão de Requisitos de Software
Ementa: Definição, classificação e elicitação; conceitos de gerenciamento de requisitos; atributos de requisitos; plano de gerenciamento de requisitos; documentação de requisitos; negociação e priorização de requisitos; evolução e rastreabilidade de requisitos; verificação; ferramentas de suporte; padrões e modelos de referência; modelos de processos de requisitos.
Módulo 2: Métodos Ágeis de Desenvolvimento de Software (Gestão de Projetos)
Ementa: Valores e princípios do manifesto ágil. Diferenças entre o desenvolvimento tradicional e o ágil. Métodos Ágeis: Scrum, XP, FDD, Crystal, Lean, DSDM. Práticas Ágeis: TDD, integração contínua, programação em par, kanban, planning poker. Técnicas para planejamento, especificação de requisitos e modelagem ágil.
Módulo 3: Recursos Tecnológicos para ES – Ferramentas CASE
Ementa: Conceito, importância e desafios da CASE. Classificação dos diferentes tipos de ferramentas CASE (Lower CASE, Upper CASE e I-CASE). Vantagens, desvantagens, desafios e exemplos. Uso adequado de cada tipo de ferramenta.
Módulo 4: Projeto e Otimização de Banco de Dados
Ementa: Modelagem de dados: modelos conceituais, modelo E-R e suas variações. O modelo relacional: normalização e manutenção da integridade. Arquitetura de bancos de dados. Mecanismos de proteção, recuperação e segurança. Controle de concorrência. Noções de bancos de dados distribuídos.
Módulo 5: Arquitetura Orientada a Serviços – SOA e WEBSERVICES
Ementa: Visão geral da arquitetura de software sob uma perspectiva evolutiva, desde a arquitetura monolítica até a arquitetura moderna com microsserviços, demonstrando técnicas de modernização da arquitetura. Apresentando o conceito de conteinerização de serviços. Design, documentação e construção de APIs REST, enfatizando questões de segurança e gerenciamento, implementando projetos exploratórios utilizando chatbots e padrões de design
Módulo 6: Segurança da Informação: Software Seguro
Ementa: Estudos das iniciativas e padrões voltados à segurança de software e adoção de métodos para desenvolvimento seguro de software. A relação entre segurança de software e gerenciamento de riscos corporativos. Demonstração de testes de software.
Módulo 7: Planejamento e Gestão de Testes de Software
Ementa: Conceitos e definições (erro, defeito, falha); Objetivos do teste (verificação, validação); Técnicas e critérios; Teste funcional, estrutural e baseado em defeitos; Critérios de teste funcional e estrutural; Critérios de teste fundamentado em defeitos; Fases de teste; Ferramentas e frameworks de teste unitário e estrutural; Ferramentas e padrões de teste baseado em defeito; Ferramentas de teste combinatorial; Ferramentas e padrões de depuração; Níveis de integridade de software; Processos de verificação e validação de software; Requisitos de relatórios, administrativos e documentais de verificação e validação; Escopo do planejamento de verificação e validação de software.
Módulo 8: Gestão de Configuração de Software
Ementa: Conceitos e terminologias relacionados ao gerenciamento de configuração de software; itens de configuração e os atributos a serem registrados para cada item de configuração; conceitos de armazenamento, controle de mudanças e relatórios de status; atividades de controle de versão; princípios de gerenciamento de configuração e relacionamento com atividades de desenvolvimento de software; Nortear-se pelas metodologias ágeis nas tratativas relacionadas a gerência de configuração; Aplicativos (Git, Github, Trello, Maven – Jenkins).
Módulo 9: Métricas e Estimativas de Projetos de Software
Ementa: Gerenciamento de projetos de software e fundamentos históricos; métricas de código e funcionais; pontos por função: arquivos lógicos internos, arquivos de interface externa, entrada, saída, consulta; pontuações para cada caso de uso; estimativa de software; métricas; metodologia GQM; uso de métricas de software para construção de uma base histórica.
Módulo 10: Avaliação e Melhoria de Processo de Software
Ementa: Versar sobre as normas de qualidade; Processos de avaliação de produto e de processo; Avaliação de processos – Assessment; Mecanismos de avaliação ISO e CMMI; Processos de aferição; Normas ISO 29110, 12207, 330020; Modelagem BPMN.
Metodologia de Ensino:
Aulas Síncronas;
Estudos de caso e simulações;
Discussões em grupo e análise de situações reais;
Visitas técnicas e estágios supervisionados.
EAD
10 meses
Fale Conosco