A pós-graduação em “Gestão da Aviação Civil” é um programa concebido para formar gestores para trabalharem em aeroportos, empresas aéreas e outras áreas da aviação civil, como Organizações de Manutenção, Centros de Instrução, Universidades, Empresas Aéreas, Empresas Aéreas Especializadas, entre outras.
O principal objetivo deste curso é capacitar profissionais das áreas de pilotagem, negócios, tecnologias de informação, administração, administração pública e da aviação, capacitando-os com conhecimentos teóricos e práticos para a gestão de empresas que auxiliam o funcionamento do transporte aéreo no Brasil. Os participantes serão treinados para usar as ferramentas de gestão em um amplo campo de atuação em suas próprias carreiras ou empresas que constituem o que chamamos de Aviação Civil.
Uma característica distintiva desta pós-graduação é a ampla abordagem e a interdisciplinaridade dos saberes nas áreas da gestão. Reconhecemos a importância fundamental desses aspectos na otimização e no desenvolvimento de competências para a expansão e melhor qualidade da prestação de serviços para a aviação. Os profissionais serão capacitados a trabalhar em equipes complexas sendo um líder de alto desempenho.
Além disso, o programa visa capacitar os participantes a atuarem de forma ética, legal e responsável, compreendendo formas de melhorar o desempenho de suas equipes. Ao final desta pós-graduação, os profissionais estarão preparados para atender o setor de aviação civil e gerir processos ou projetos próprios ou de terceiros.
Módulo 1: Estratégias Empresariais
Ementa: Cenários de transformação empresarial, Utilizando a estratégia para conquistar o mercado, o ambiente em que as empresas operam, Análise do ambiente interno, Ferramentas do diagnostico ambiental. O planejamento estratégico, o Modelo de decisões estratégias e o Controle estratégico.
Módulo 2: Gestão de pessoas por Competências
Ementa: Definições e vantagens da gestão por competências. Mapeamento, recrutamento, seleção e desenvolvimento de pessoal com enfoque em competências.
Módulo 3: Planejamento Estratégico com utilização de Balanced Scorecard (BSC)
Ementa: Histórico. Fatores-chave de desempenho. Desdobramento do planejamento em objetivos, metas e ações. Métricas e indicadores financeiros. Perspectivas financeira, de clientes, processos internos, aprendizagem e crescimento. Melhora Contínua Objetivos das perspectivas. Direção e planejamento. Mapa estratégico de BSC.
Módulo 4: Métodos quantitativos para a tomada de decisões
Ementa: Métodos, Propósito e Benefícios da Abordagem quantitativa na tomada de decisões. Árvores de Decisão. Análise de Rede e modelos de simulação. Modelos de Otimização.
Módulo 5: Liderança de Alto Desempenho
Ementa: Liderança e desenvolvimento de equipes. Alinhamento de metas e desempenho. Gestão por Indicadores. Multidisciplinaridade, Complementaridade, Colaboração e Alinhamento. Comunicação e Autonomia. Confiança e Comprometimento. Talentos e Inteligência Emocional.
Módulo 6: Gestão Estratégia Financeira e de Custos
Ementa: Gestão Estratégica de Custos (GEC), O processo de melhoria contínua e a criação de valor. Gasto, investimento, custo, despesa, desembolso e perda. Custeio baseado em atividades. Benchmarking. Avaliação dos concorrentes com base nas demonstrações contábeis publicadas. Mensuração integrada de desempenho. Custeio e tipos de custeios. Análise de custo intangível. Análise de custo logístico. Análise de custo Kaizen.
Módulo 7: Sistemas de Informações Gerenciais
Ementa: Sistema de Informação Gerencial (SIG), benefícios, funções e métodos de utilização. Redução de Custos, Gargalos. Tomada de decisão. Relatório de exceção, tipos de relatórios.
Módulo 8: Gestão de Empresas de Aviação Civil
Ementa: Tipos de empresas de aviação civil, tipos de gestão. Metodologias de Baixo custo e baixa tarifa. Gestão por desempenho. Gestão por processos. Gestão na transformação. Gestão em crises. Gestão de riscos. Análise de cenários regulatórios em aviação.
Módulo 9: Inteligência Emocional e Relacional
Ementa: Ferramentas da inteligência emocional e relacional, o autoconhecimento e o desenvolvimento de relações saudáveis no trabalho e na vida. A interação entre equipes multidisciplinares e estratégias para atuar em ambientes de pressão.
Módulo 10: Estudos de Caos
Ementa: Estudo de casos sobre os vários modelos de gestão nas empresas aéreas do mundo.
EAD
10 meses
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