A pós-graduação em Gestão de Projetos possui um programa inovador concebido para formar profissionais de diversas áreas multidisciplinares, que buscam combinar competências de diversas áreas, alinhadas com as melhores práticas mundiais definidas pelo PMI® (Project Management Institute®).
Nos últimos anos a demanda por Gestores de Projetos aumentou em função do modelo de operação das empresas em desenvolver suas demandas através da metodologia de gestão de projetos, agregando valor e assertividade aos processos, produtos e serviços.
O principal objetivo deste curso é formar profissionais multidisciplinares, capacitando-os com conhecimentos teóricos científicos, técnicos e informacionais, práticos e em sintonia com as novas competências e habilidades disponíveis em Gestão de Projetos.
Esses conhecimentos vão te ajudar a desenvolver as boas práticas preconizadas pelo PMBOK/PMI e pelo mercado como planejamento, definição de escopo, alocação de recursos, execução e controle, gestão de riscos, qualidade, gestão financeira, gestão de pessoas, entre outras.
Módulo 1: Padrões Internacionais de Gerenciamento de Projetos
Ementa: PMBOK (PMI) é uma publicação do PMI que apresenta os processos, áreas de conhecimento e práticas recomendadas para o gerenciamento de projetos. ISO 21500: Esta norma internacional, publicada pela ISO, define termos e princípios fundamentais do gerenciamento de projetos. PRINCE2 estabelece uma estrutura eficaz para a gestão de projetos, com uma abordagem orientada a processos e uma série de princípios, temas e processos a serem seguidos. A International Project Management Association (IPMA) desenvolveu um padrão global de competências em gerenciamento de projetos, com base em quatro níveis de certificação.
Módulo 2: Design Thinking/Métodos Ágeis
Ementa: Design thinking é uma abordagem estruturada e colaborativa para resolver problemas complexos. Envolve a aplicação de princípios e métodos de design para entender melhor as necessidades dos usuários, desafiar suposições e gerar soluções inovadoras. O processo de design thinking é geralmente dividido em cinco etapas principais: empatia, definição, ideação, prototipagem e teste. Os métodos ágeis (Scrum, Kaanban, Lean) têm como princípios-chave a adaptação às mudanças de requisitos e a colaboração próxima entre os membros da equipe. Essas abordagens têm se mostrado eficazes para lidar com projetos complexos e incertos, permitindo maior flexibilidade e velocidade no desenvolvimento de software.
Módulo 3: Gerenciamento do Escopo e Qualidade
Ementa: Gerenciamento do escopo do projeto. EAP – Estrutura analítica do projeto. Conceitos/definições/gerenciamento de qualidade em projetos. Gerenciamento do escopo. Gerenciamento/documentação/matriz de rastreabilidade dos requisitos. Linha de base/mudança do escopo. Gerenciamento/métricas/relatórios o da qualidade. Plano de gerenciamento do projeto.
Módulo 4: Gerenciamento de Cronograma e Custos
Ementa: Identificação das atividades/recursos materiais/recursos humanos. Sequenciamento/duração de atividades. Elaboração do cronograma do projeto. Mensuração/estimativa de custos do projeto. Cronograma de investimentos do projeto, bem como o andamento e custos.
Módulo 5: Liderança e Gestão de Equipes
Ementa: Liderança no contexto atual. Desenvolvimento de competências e habilidades. Gestão, formação, desenvolvimento, motivação, relacionamento, comprometimento, desempenho de equipes.
Módulo 6: Finanças Corporativas
Ementa: Finanças para Gestores. Métodos, técnicas e critérios de análise e avaliação de propostas. Fluxo de Caixa. Viabilidade econômico-financeira. Avaliação econômica de investimentos. Avaliação de risco e retorno. Apreçamento de ativos. Analise de desempenho operacional e financeiro de empresas. Analise de sensibilidade e de cenários.
Módulo 7: Transformação Digital
Ementa: Organizações Digitais. Tecnologia da informação e comunicação (inovação, estratégia, competitividade, resultados). Disrupção digital. Estratégia digital. Gestão da inovação. Cultura digital. Transformação Digital. Modelo de negócios digitais. Papel das pessoas no contexto digital. Vantagens e desvantagens da transformação digital.
Módulo 8: Gerenciamento de Riscos em Projetos
Ementa: Gerenciamento de riscos. Tolerância. Identificar riscos, classificar, analisar os riscos, importância do gerenciamento de riscos. Respostas e monitoramento aos riscos.
Módulo 9: Gerenciamento de Aquisições em Projetos
Ementa: Planejar as aquisições. Realizar as aquisições. Administrar as aquisições. Encerrar as aquisições. Gestão contratual e legislação aplicada.
Módulo 10: Gerenciamento de Programas, Portfólio e PMO
Ementa: Compreender o gerenciamento de programas. Inter-relacionamentos entre programas, portfólio e projetos. Gerenciamento e ciclo de vida de programas. Gestão do conhecimento e benefícios de gerenciamento de programas. Portfólio, gerenciamento, alinhamento estratégico e integração. Escritório de projetos – PMO. Governança em gerenciamento de projetos
Metodologia de Ensino:
Aulas Síncronas;
Estudos de caso e simulações;
Discussões em grupo e análise de situações reais;
Visitas técnicas e estágios supervisionados.
EAD
10 meses
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