O curso de Pós-graduação Lato Sensu em nível de Especialização em A Neurociência no Processo de Alfabetização busca o desenvolvimento de habilidades metalinguísticas associadas aos processos de alfabetização e letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Além disso o curso oferece uma formação sólida e atualizada em psicopedagogia, capacitando os profissionais para prevenir, identificar e intervir nas dificuldades de aprendizagem, considerando as dimensões emocionais, motoras, psicológicas, sociais e pedagógicas.
Compreendendo a oralidade e a escrita como práticas sociais, o curso promove uma reflexão crítica sobre metodologias e práticas pedagógicas articuladas a uma fundamentação teórica baseada em estudos científicos e pesquisas atuais sobre educação, neurociência, linguagem, cognição, métodos de alfabetização e letramentos múltiplos, ludicidade e transtornos de aprendizagem.
O curso tem como objetivo capacitar profissionais para atuarem na prevenção, identificação e intervenção nas dificuldades de aprendizagem dos alunos, atuando com segurança no desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas à alfabetização e ao letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Público Alvo
Educadores das redes pública e privada, profissionais da educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.
Módulo 1: Desenvolvimento e Aprendizagem na Infância.
Ementa- Discutir as questões da não aprendizagem escolar em suas várias dimensões; conhecer as definições do que é aprendizagem escolar; e do papel e a responsabilidade do professor/educador diante de tais questões.
Módulo 2: Ensino e Aprendizagem da Alfabetização e seus métodos.
Ementa- Expor o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos surdos, no que tange aos aspectos cognitivos, afetivos e sociais. Características do processo de aprendizagem. Necessidades educativas especiais do deficiente visual, do deficiente auditivo, do deficiente físico, dos portadores de déficits mentais e conduta típica, dos portadores de altas habilidades. A adaptação de “alunos que vivem na rua”. A adaptação de jovens e adultos.
Módulo 3: Desenvolvimento e Aprendizagem na Perspectiva da Neuropsicologia
Ementa- Evolução da faculdade da linguagem na espécie humana. Correntes teóricas sobre a evolução da linguagem. Processos cognitivos da linguagem na espécie humana. Aquisição de linguagem típica em seres humanos. Fatores envolvidos na produção da linguagem oral. Aquisição e anatomia de leitura e escrita. Métodos de alfabetização e sua relação com o desenvolvimento linguístico. Transtornos de linguagem relacionados ao aprendizado de língua, processos de inclusão com crianças da educação infantil e no meio escolar.
Módulo 4: Funções Cognitivas e Executivas
Ementa- Evolução da faculdade da linguagem na espécie humana. Correntes teóricas sobre a evolução da linguagem. Processos cognitivos da linguagem na espécie humana. Aquisição de linguagem típica em seres humanos. Fatores envolvidos na produção da linguagem oral. Aquisição e anatomia de leitura e escrita. Métodos de alfabetização e sua relação com o desenvolvimento linguístico. Transtornos de linguagem relacionados ao aprendizado de língua.
Módulo 5: Psicogênese da língua escrita e afetiva
Ementa- Educação Especial e Educação Inclusiva no Brasil. Formação de professores para a Educação Inclusiva. Necessidades educativas especiais. Altas habilidades e superdotação. Trabalhos pedagógicos com alunos portadores de paralisia cerebral. Hiperatividade. Autismo. O currículo inclusivo. Turmas multisseriadas e a diversidade. Reflexões sobre a Pedagogia da Qualidade Total. Políticas de ação afirmativa. Inclusão social.
Módulo 6: Desenvolvimento e Aprendizagem na perspectiva da Psicomotricidade
Ementa- O trabalho psicomotor e suas áreas de atuação. Coordenações motoras. Psicomotricidade funcional: conceitos estruturais, globais e perceptivos. Psicomotricidade relacional. A psicomotricidade como prática educativa. Principais consequências da falta do estímulo psicomotor. Práticas psicomotoras: jogos e atividades.
Módulo 7: Crianças com Inclusão e seus aspectos legais
Ementa-Os programas de desenvolvimento social financiados pelo BNDES; outros órgãos de financiamento. Projetos de inclusão digital. Idoso e inclusão; Inclusão digital: o desafio da inclusão social por meio da inclusão digital; A atividade motora adaptada; Inclusão no escotismo.
Módulo 8: Currículo e Avaliação na Alfabetização
Ementa- Caracterização dos principais aspectos do currículo escolar inclusivo. Flexibilizações e adaptações necessárias para garantir uma educação inclusiva de qualidade, tendo o estudante como base na construção do currículo. O papel da escola numa gestão democrática para o desenvolvimento curricular, fortalecendo relações com a educação especial e a família. Conhecimento teórico e prático do professor, quebrando paradigmas, conhecendo o estudante e inovando nas práticas de ensino. Possibilidades de flexibilização e adaptação curricular para estudantes com deficiências, transtornos específicos de aprendizagem e autistas. A importância do trabalho colaborativo na escola inclusiva para o sucesso do estudante. Também aprenderá sobre os atendimentos especializados, salas de recursos multifuncionais e tecnologia assistiva no ensino e aprendizagem.
Módulo 9: Alfabetização Matemática
Ementa- A disciplina de Ensino de Matemática traz aos professores a reunião de uma variedade seleta do que foi construído e validado ao longo dos anos no que diz respeito ao ensino de matemática na Educação Infantil. Apresenta e discute a aprendizagem de conceitos matemáticos na infância; a matemática ontem e hoje e as práticas correntes; o panorama mundial: razões para a mudança no ensino da matemática; o letramento matemático; os objetivos da Educação Infantil e da educação matemática; os parâmetros para o currículo de Matemática na Educação Infantil; o conhecimento lógico-matemático; as concepções de ensino-aprendizagem da matemática; o sistema de numeração; as grandezas e medidas; a geometria na Educação Infantil; os jogos e brincadeiras para aprender matemática; a pedagogia de projetos didáticos: ideias para a Matemática.
Módulo 10: Produção de texto e reescrita usando a Psicologia na Educação.
Ementa- Questões psicológicas que envolvem a constituição subjetiva do ser humano e sua vida em sociedade, especialmente no espaço relacional da escola. Conexões entre psicologia, psicanálise e educação. A responsabilidade social dos pais. Relação entre família e escola. Educação da criança. O espaço educativo e o desenvolvimento cognitivo. Fracasso e violência escolar. O campo de transferência e o papel do professor. Conceito psicanalítico de ética e seus princípios educativos.
Módulo 11: Consciência fonológica e alfabetização psicopedagógica.
Ementa- Conhecimento da neuropsicopedagogia aplicado à compreensão da aprendizagem e seus transtornos associados. Conceito e história da neuropsicopedagogia. Desenvolvimento da neuropsicopedagogia no Brasil. Objeto de estudo e áreas de atuação da neuropsicopedagogia. Ética e postura profissional. Diferentes autores e abordagens teóricas. Compreensão do processo cognitivo do homem desde os anos inicias, e principalmente as implicações na aprendizagem.
Módulo 12: Recursos tecnológicos aplicados à alfabetização e escritas
Ementa- A prática da leitura e da escrita para o letramento de alunos com deficiência intelectual; relações entre desenho e texto; estratégias pedagógicas para o ensino da leitura e da escrita; mediações do professor para a aprendizagem da língua escrita por alunos com deficiência mental.
Módulo 13: Oficina de Confecção de material didático para alfabetização.
Ementa- Definição e trajetória histórica dos jogos, brincadeiras e brinquedos na Educação Infantil. Papel do jogo no desenvolvimento da criança. Diferentes teorias sobre os jogos infantis. O jogo e o brincar inserido no currículo da Educação Infantil. Aspectos dos jogos, brincadeiras e brinquedos no processo de aprendizagem e a construção do conhecimento.
Módulo 14: Neurofisiologia e Neuroanatomia do SNC
Ementa: A neuroanatomia e a neurofisiologia do sistema nervoso e suas implicações clínicas. Sistema Nervoso Autônomo. Neuroplasticidade Cerebral Exames do Sistema Nervoso Central.
Módulo 15: O cérebro da criança
Ementa – Estudo sobre a importância da criatividade e do imaginário para o desenvolvimento infantil. Reflexão crítica sobre o entendimento e implementação de atividades de apoio à criatividade e ao imaginário no contexto escolar. Desenvolvimento do cérebro a partir da abordagem da Neurociência. Caracterização do funcionamento do cérebro da criança.
Módulo 16: O cérebro alfabetizado
Ementa – A neuro-alfabetização ocorre naturalmente ao longo da infância e adolescência, à medida que o cérebro se desenvolve e adquire novas habilidades. No entanto, é importante oferecer um ambiente estimulante e desafiador para que esse processo ocorra de maneira adequada e saudável.
Módulo 17: Alfabetização X Letramento
Ementa-Os conceitos de alfabetização, de letramento e a prática pedagógica do professor alfabetizador. Políticas Nacionais de Alfabetização. As habilidades metalinguísticas e o processo de alfabetização e letramento. Alfabetização e cognição. A avaliação e as fases de desenvolvimento na aprendizagem da leitura e da escrita.
Módulo 18: Alfabetização na Educação Infantil
Ementa-Os conceitos de alfabetização, de letramento e a prática pedagógica do professor alfabetizador. Políticas Nacionais de Alfabetização. As habilidades metalinguísticas e o processo de alfabetização e letramento. Alfabetização e cognição. A avaliação e as fases de desenvolvimento na aprendizagem da leitura e da escrita.
Módulo 19: Problemas e Distúrbios da Aprendizagem na alfabetização Especial.
Ementa– Abordagem histórica dos conceitos e métodos de alfabetização e letramento. Modelos de letramento e práticas de alfabetização. Os eixos das capacidades linguísticas na alfabetização: leitura, escuta, escrita e oralidade. Letramento e avaliação na prática pedagógica interdisciplinar. Avaliação na alfabetização. Distúrbios de aprendizagem. Ambiente alfabetizador. Perfil do Professor alfabetizador.
Módulo 20: Alfabetização de Jovens e Adultos
Ementa- História da alfabetização popular no Brasil: sua finalidade, sentidos e significados. Políticas públicas em alfabetização destinadas às pessoas jovens, adultas e idosas, no Brasil. Processos cognitivos da aprendizagem de jovens e adultos. Conteúdos e alternativas metodológicas para o ensino da língua escrita, na alfabetização das pessoas jovens, adultas e idosas. Escolarização de pessoas jovens, adultas e idosas.
Metodologia de Ensino:
Aulas Presenciais
Aulas Práticas, estudos de casos e simulações.
Discussões em grupo e análise de situações reais.
Aulas presenciais: duas vezes por semana, das 19h às 22h, às terças e quintas-feiras.
Presencial
Noturno
10 Meses
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