O que é?

Responsabilidade Social é a responsabilidade que cada um, seja uma empresa ou pessoa, possui em relação à sociedade. Toda e qualquer atitude tomada por uma pessoa ou um grupo de pessoas possui algum impacto na sociedade. Por isso, agir de forma ética e respeitar o espaço em que estamos inseridos é fundamental para que tenhamos atitudes que contribuam para modificar e melhorar a realidade que vivenciamos.

A Responsabilidade Social no Centro Universitário Santa Cruz – UniSantaCruz

O Centro Universitário Santa Cruz – UniSantaCruz têm suas ações planejadas e voltadas para fins específicos centrados em interesses comuns a toda comunidade e visam à promoção do bem-estar social em todas as esferas da sociedade. Nossos projetos e desafios estão ligados a três diferentes pilares: sustentabilidade, desenvolvimento e solidariedade.

Desde o ano de 2008, o Centro Universitário Santa Cruz – UniSantaCruz é signatário do Pacto Global (Global Compact), que é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU). A partir dessa data, passou-se a orientar nossas ações de responsabilidade social aderindo aos seus princípios.

O Pacto Global objetiva mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção, em suas práticas de negócios, de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção, refletidos em 10 princípios:

Essa iniciativa conta com a participação de agências das Nações Unidas, empresas, sindicatos, organizações não governamentais e demais parceiros necessários para a construção de um mercado global mais inclusivo e igualitário. Atualmente, são mais de 5.200 organizações signatárias, articuladas por 150 redes ao redor do mundo.

As empresas e instituições participantes do Pacto Global são diversificadas e representam diferentes setores da economia, regiões geográficas e buscam gerenciar seu crescimento de uma maneira responsável, que contemple os interesses e preocupações de suas partes interessadas – incluindo funcionários, investidores, consumidores, organizações militantes, associações empresariais e comunidade.

O Pacto Global advoga dez princípios universais, que derivam da Declaração Universal de Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção:

  1. Respeitar e proteger os direitos humanos;
  2. Impedir violações de direitos humanos;
  3. Apoiar a liberdade de associação no trabalho;
  4. Abolir o trabalho forçado;
  5. Abolir o trabalho infantil;
  6. Eliminar a discriminação no ambiente de trabalho;
  7. Apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais;
  8. Promover a responsabilidade ambiental;
  9. Encorajar tecnologias que não agridam o meio ambiente;
  10. Combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.

Todo esforço da Instituição que apoia o Pacto Global, precisa convergir para a formação de competências, como o respeito pelo outro e pelo planeta, a solidariedade humana, o espírito de democracia e de coletividade, além de desenvolver competências técnicas e científicas, no sentido de promover uma melhor formação acadêmica e profissional. Assim, diz-se que a Instituição de Ensino Superior – IES tem papel capital na promoção de ações de responsabilidade social, ou seja, ela concretiza seu papel de instituição geradora de conhecimento através da responsabilidade social universitária no processo que inter-relaciona ensino, pesquisa e extensão.

A Instituição de Ensino Superior – IES constitui espaço de formação acadêmica, profissional, de produção do conhecimento, e é também locus irradiador de valores de cidadania, geralmente com o objetivo de promover o desenvolvimento, orientado para a promoção social e cultural, para a sustentabilidade e para a economia. Nesse sentido, Macêdo (2005) reitera a ideia de que a Instituição de Ensino Superior deve cumprir uma missão que ultrapassa os limites da sua finalidade tradicional de produção, reprodução, divulgação e conservação do conhecimento.

Requer-se, hoje, do ensino superior não só a formação profissional tecnicamente qualificada, mas também uma educação que prepare o estudante para o pleno exercício da cidadania. É fundamental que ele domine não só a produção do conhecimento científico e tecnológico, mas também que a sua atividade de pesquisa esteja voltada para a resolução de problemas e dê respostas às demandas da comunidade e que esteja alinhada a um modelo de desenvolvimento que privilegie, além do crescimento da economia, a promoção da qualidade de vida.

Por isso, desde 2011, para firmar o compromisso com a qualidade de vida e desenvolvimento sustentável o Centro Universitário Santa Cruz – UniSantaCruz aderiu ao PRME (Principles for Responsible Management Education), que também é uma iniciativa da ONU, mas voltada à área educacional.

A PRME é uma plataforma baseada em princípios globais para as instituições acadêmicas e foi desenvolvida por uma força tarefa composta por dirigentes de Instituição de Ensino Superior – IES e representantes das principais escolas de negócios junto a essas instituições.

Sob a coordenação do Pacto Global das Nações Unidas e das principais instituições no âmbito acadêmico, foi estabelecida uma base para a gestão responsável de ensino numa plataforma global que possui os seguintes princípios, adotados pelo Centro Universitário Santa Cruz – UniSantaCruz:

  1. Objetivo: precisamos desenvolver a capacidade do aluno para ser um gestor de valor sustentável para as empresas e a sociedade em geral, e trabalhar para uma economia global inclusiva e sustentável.
  2. Valores: vamos incorporar nas atividades acadêmicas e curriculares os valores da responsabilidade social global como retratado em iniciativas internacionais, como o Pacto Global das Nações Unidas.
  3. Método: criaremos estruturas de ensino, materiais, processos e ambientes que possibilitem experiências de aprendizagem eficazes para liderança responsável.
  4. Pesquisa: participaremos de pesquisas conceituais e empíricas que avancem a compreensão sobre o papel, a dinâmica e o impacto das corporações na criação de valor social, ambiental e econômico sustentável.
  5. Parceria: interagimos com os gestores das corporações de negócios para ampliar o conhecimento sobre seus desafios no cumprimento de suas responsabilidades sociais e ambientais, e explorar abordagens conjuntamente eficazes para enfrentar esses desafios.
  6. Diálogo: facilitamos o diálogo e o debate entre educadores, estudantes, empresas, governos, consumidores, mídia, organizações da sociedade civil e outros grupos interessados nas questões críticas relacionadas à responsabilidade social global e sustentabilidade.

Além do Pacto Global e da PRME, no ano de 2013, o Centro Universitário Santa Cruz – UniSantaCruz, uniu-se ao Movimento Nós Podemos Paraná, disseminando os 8 objetivos de Desenvolvimento do Milênio, com representação no colegiado do movimento, com a missão de colaborar com o alcance de metas dos 8 indicadores, a serem alcançados por meio de ações especifica de combate à fome e a pobreza, associadas à implementação de políticas de saúde, saneamento, meio ambiente, educação, habitação e de promoção da igualdade de gênero e ao pacto para o desenvolvimento:

  1. Acabar com a fome e a miséria;
  2. Educação de qualidade para todos;
  3. Igualdade entre sexos e valorização da mulher;
  4. Reduzir a mortalidade infantil;
  5. Melhorar a saúde das gestantes;
  6. Combater a AIDS, a malária e outras doenças;
  7. Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente;
  8. Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

No Brasil as ações para o alcance dos 8 objetivos do Milênio (ODM), iniciaram com a criação do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, e o Movimento Nós Podemos Paraná, surgiu desse movimento nacional, por meio do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná – FIEP e Serviço Social da Indústria – SESI-PR, que, juntos, articulam e promovem essa temática dos ODM, fomentando uma rede comprometida com o desenvolvimento econômico e sustentável no estado do Paraná.

A FIEP e Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) organizam e promovem ações, eventos e reuniões que o UniSantaCruz participa, apoia e também possui representantes conselheiros. O objetivo é promover a transferência e a incorporação de conceitos relacionados à responsabilidade socioambiental corporativa e a sustentabilidade na cadeia de valor.

Ainda entre as nossas atuações e parcerias de responsabilidade social, temos a Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES) que confere o Selo Instituição de Ensino Superior Responsável, com o objetivo de certificar as IES que participam da campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, com projetos de promoção social e sustentabilidade.

Para receber este selo, a instituição que adere à campanha promove no período proposto pela ABMES uma mostra das atividades voltadas à responsabilidade social, cadastrando seus projetos e ações no site da campanha. Este selo tem validade de um ano, ou seja, um ciclo da campanha, e sua certificação é renovada, com a participação nas edições seguintes.

 O Centro Universitário Santa Cruz – UniSantaCruz possui essa certificação junto à Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior – ABMES desde 2013 ininterruptamente. O último selo recebido, segue abaixo, e refere-se à campanha do ano de 2021.

Além destas ações outras, mais específicas, são planejadas e desenvolvidas todos os semestres de acordo com as demandas e parcerias advindas de solicitações da comunidade acadêmica e do mercado.

Nossas ações são elaboradas e pensadas de modo a incorporar ao cotidiano acadêmico, de funcionários, discentes e docentes, práticas que tenham como foco melhorar e aperfeiçoar os conhecimentos, debates e teorias que fazem parte das IES. Além disso, os objetivos de cada uma de nossas atividades estão relacionados aos 8 objetivos para mudar o mundo, como citado acima, e sempre pautadas no objetivo de preparar cidadãos socialmente responsáveis em sua formação e para uma sociedade mais humana, justa e igualitária.

Dentre as atividades de Responsabilidade Social planejadas anualmente e incorporadas ao planejamento acadêmico institucional podemos citar as ações voltadas ao Dia da Mulher, Páscoa Solidária, Dia Mundial do Meio Ambiente, Campanha do Agasalho, Dia Mundial do Doador de Sangue, Dia Nacional do Combate ao Fumo, Dia Mundial sem Carro, Outubro Rosa, Dia das Crianças, Novembro Azul e Dia Internacional contra a Corrupção. Abaixo algumas ações e eventos que aconteceram no ano de 2021:

      *ações realizadas durante o ano de 2021

Coordenação do Setor de Responsabilidade Social
Profª Renata C. Klos
Email: responsabilidadesocial@unisantacruz.edu.br

UniSantaCruz, um novo mundo ao seu alcance.

Graduação Presencial
Inscreva-se